Economia de Energia
Como minimizar perdas
Como minimizar perdas no carregamento do seu veículo elétrico
Subtítulo
O veículo elétrico tem uma eficiência energética surpreendente, com o motor elétrico e inversor de controle chegando a quase 98% de aproveitamento da energia das baterias, enquanto que o veículo a combustão, com desenvolvimento de mais de 2 séculos, não alcança a 40% de eficiência.
Para manter a eficiência alta no ciclo completo do veículo elétrico, temos que considerar o caminho completo da corrente elétrica, que fluir através de vários cabos e conectores, saindo do SISTEMA DE GERAÇÃO – REDE DE DISTRIBUIÇÃO – CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DO CARREGADOR (EVSE) – ON BOARD CHARGE – EV BATERIA.
Gostaria de dar um enfoque principalmente no CIRCUITO DE ALIMENTAÇÃO DO CARREGADOR (EVSE), que é a parte que temos o domínio e mostrar como um bom dimensionamento deste circuito, além de trazer toda a segurança para seu patrimônio e sua vida, pode te trazer uma bela economia de dinheiro.
Os Eletric Vehicle Supply Equipment (EVSE) ou carregadores veiculares, pela norma NBR ABNT IEC 61851-1 limita o carregamento no máximo a 32A, o cabo elétrico mínimo para essa capacidade é de 6mm , não considerando as perdas inerentes a instalação (temperatura e agrupamento), além da queda de tensão.
Como exemplo, vamos considerar uma instalação de um carregador, que a distância seja tal que a queda de tensão deste trecho fique no limite por norma de 4%, este 4% sobre a tensão nominal de 220Vac, resulta em uma queda de tensão no circuito de alimentação 8,8Vac, em uma corrente constante de carregamento em 32A, a perda no cabo é de 281W, como o atual bandeira tarifárica de energia está por volta de 1,15R$/kwh, a perda de 281W resulta em uma adição de custo por volta de R$ 0,32 por hora de carregamento.
Pode parecer pouco 32 centavos de perda por hora de carregamento, mas considerando um usuário que percorre por vota de 1000Km por mês, este custo por mês, em um veículo elétrico médio, fica em torno de R$ 9,00.
Para minimizar esta perda de dinheiro continuo, a instalação de carregadores com empresa com reponsabilidade como a CRW Mobilidade Sustentável pode ser a solução, somente executamos instalação de carregadores de veículos elétricos com cabo de 10mm, que se for seguido rigorosamente a norma, é o que tem que ser instalado, a adição do preço deste cabo na instalação do carregador é irrisório comparando a diminuição da perda elétrica no circuito, o que acaba se pagando devido a economia que o cliente vai ter em cada recarga, não tendo mais o desperdício por ter um circuito elétrico subdimensionado.
Por este motivo não economize na instalação do seu carregador de veículo elétrico, procure empresa conceituadas, instale todos os itens de proteção e faça uma infraestrutura elétrica bem dimensionada. As vezes o barato sai caro. FICA A DICA.

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